Tempestade de inverno: Elliot causa 38 mortes nos EUA e no Canadá

Fonte: Wikinotícias

25 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Elliot (ou Elliott) cobrindo o Canadá e os EU no dia 23

A tempestade de inverno chamada Elliot (também Elliott), que está atingindo uma grande área do Hemisfério Norte, entre o Canadá e Estados Unidos, desde a sexta-feira, já causou 38 mortes, 34 nos Estados Unidos (EUA) e quatro no Canadá, reporta a BBC Weather. Algumas morreram em acidentes de trânsito e outras, congeladas em seus veículos, quando estes ficaram presos nas estradas no meio das nevascas.

Mais de 10 mil voos foram afetados nos Estados Unidos nos últimos dias e houve problemas também no Canadá, onde ontem a tempestade invernal provocou o descarrilamento de um trem, forçando o cancelamento das viagens entre Toronto-Ottawa e Toronto-Montreal. Milhares de pessoas nos dois países não puderam viajar para visitar familiares e celebrar o Natal devido às condições inclementes do tempo. No estado do Montana, no oeste dos EUA, por exemplo, a temperatura chegou a -45C, com muitas pessoas optando por ficar em casa para se proteger do frio.

Em Nova Iorque, um dos estados mais atingidos em solo norte-americano, ontem a governadora Kathy Hochu pediu ajuda à Guarda Nacional, mas carros de bombeiros e ambulâncias não conseguiram transitar devido ao acúmulo de neve, que esta manhã chegou a mais de 1 metro perto do Aeroporto Internacional de Buffalo, reporta a VOA News. Hochu falou que a tempestade "ficará para a história como a tempestade mais devastadora de Buffalo".

300 mil clientes estavam sem luz esta manhã nos EU, principalmente no Tennessee, Maine, Virgínia, Nova Inglaterra, Pensilvânia, Nova Iorque e Carolina do Norte, enquanto no Canadá, principalmente nas regiões de Ontário, Quebec e New Brunswick este número entre ontem e hoje chegou a cerca de 200 mil.

Ventos com força de furacão

Main Street em Cold Spring, Buffalo, ontem

A tempestade invernal se originou de uma massa polar vinda do Ártico, que ao se encontrar com uma massa de ar mas quente causou um ciclone-bomba, que segundo a Associated Press atingiu Buffalo com "com ventos com força de furacão".

Notícias Relacionadas

Fontes