Tempestade Ana é a primeira a ser nomeada na temporada de furacões do Atlântico Norte em 2021

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A tempestade Ana hoje cedo

A temporada de furacões no oceano Atlântico de 2021 começou oficialmente hoje após a nomeação da tempestade subtropical Ana - sistemas ciclônicos recebem nome sempre que seus ventos sustentados passam de 60km/h.

O fenômeno, que começou como uma área de distúrbio, vinha sendo monitorado a semana toda por meteorologistas de todo mundo.

O NHC dos Estados Unidos emitiu hoje seu primeiro alerta do ano para a temporada, às 5 horas da madrugada, o de tempestade tropical para as Bermudas.

Já o serviço meteorológico das ilhas, que os meteorologistas cogitaram, dias atrás, poderiam estar na rota da tempestade, informou em seu último aviso que a vigilância estava extinta, sendo que apenas a região nordeste poderia ter chuvas e ventania.

Não é esperado, assim, que Ana toque terra ou se intensifique, e, segundo o NHC, a tempestade deve se enfraquecer consideravelmente a partir desta noite e se extinguir no mar nos próximos dias.

Temporada de 2021 deverá ser intensa

Uma equipe de cientistas da Universidade do Estado do Colorado (CSU), liderada pelo Dr. Phil Klotzbach, apontou meses atrás que há condições para a formação de 17 ciclones tropicais, incluindo 8 furacões e 4 superfuracões. Os números são menores que os registrados no ano passado, mas ainda assim estão acima do normal.

Nomes gregos não serão mais usados

Se na supertemporada de 2020 os nomes gregos foram usados, entre eles para nomear o poderoso furacão Iota, a partir deste ano, em decisão da Organização Meteorológica Mundial (OMM) em março passado, este sistema de nomeação não será mais utilizado.

A OMM definiu que os nomes para a temporada de 2021 serão Ana, Bill, Claudette, Danny, Elsa, Fred, Grace, Henri, Ida, Julian, Kate, Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter, Rose, Sam, Teresa, Victor e Wanda.

Notícias Relacionadas

Fontes