Taxa de natalidade aumenta em Moçambique

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Maputo Moçambique • 7 de maio de 2012

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Levantamento feito pelo governo moçambicano indica que o número de filhos por mulher cresce cada vez mais no país. Em 1997, cada moçambicana tinha, em média, 5,5 filhos. Em 2003, o índice caiu ligeiramente, chegando a 5,3 filhos e agora, é 6,6 filhos por mulher – número quase quatro vezes maior que o do Brasil, onde a taxa de natalidade é 1,8.

Para as autoridades, o principal motivo dessa aceleração no crescimento da população é o baixo número de mulheres que usam métodos contraceptivos: apenas 11,6% das que estão em idade fértil usam algum método. Na capital, Maputo, esse percentual é 35,6 e em Cabo Delgado, província no Extremo Norte do país, na fronteira com a Tanzânia, é apenas 3,1.

A pesquisa também comprovou que o nível de escolaridade interfere diretamente: 31,6% das mulheres com curso secundário ou superior completo usam algum tipo de contraceptivo. Entre as que não têm qualquer estudo, apenas 5,5%.

Moçambique tem hoje cerca de 22 milhões de habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos mais baixos do mundo.

Fonte