Saltar para o conteúdo

Tartarugas-de-pente ameaçadas de extinção retornam às costas iranianas de Bushehr para fazer ninho

Fonte: Wikinotícias
Tartaruga-de-pente (Hawksbill Turtle)

26 de maio de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As tartarugas-de-pente, uma espécie criticamente ameaçada de extinção, voltaram mais uma vez às praias de areia quente da província de Bushehr, no sul do Irã, para fazer seus ninhos, de acordo com o Departamento de Meio Ambiente da província.

Abdolrahman Moradzadeh, diretor-geral do departamento, disse em um comunicado no Dia Mundial da Tartaruga, em 23 de maio, que Bushehr desempenha um papel vital na proteção das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

As áreas costeiras de Nayband, Nakhilo, Om-al-Gorm e partes de Deyr, Kharg, Kharg e Bushehr estão entre os locais de nidificação mais importantes do país.

A tartaruga-de-pente está listada como "Criticamente em Perigo" na Lista Vermelha da IUCN. A cada primavera, as tartarugas fêmeas retornam a essas praias para botar ovos nas areias quentes.

Esforços contínuos de guardas florestais, especialistas ambientais e comunidades locais ajudaram a criar locais de nidificação seguros.

O monitoramento inclui identificar ninhos, patrulhar praias, educar populações locais e controlar ameaças como iluminação artificial, tráfego de veículos e poluição plástica.

Este ano, no âmbito do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas, esforços intensificados estão em andamento em habitats conhecidos.

Espera-se que a nidificação continue até o final de julho, quando os filhotes emergirão e seguirão para o mar.