Tarifa em filmes estrangeiros de Trump choca Hollywood
6 de maio de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A recente proposta do presidente Donald Trump de impor uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora dos Estados Unidos causou comoção em Hollywood, deixando cineastas e financiadores perplexos e alarmados. O anúncio gerou temores de interrupções significativas na icônica indústria cinematográfica americana, segundo a CNN.
Vários executivos de grandes estúdios de cinema e plataformas de streaming expressaram sua consternação, argumentando que o plano do presidente não considera suas potenciais consequências, que poderiam impactar severamente a indústria.
“À primeira vista, é chocante e representaria uma paralisação praticamente completa da produção”, comentou uma fonte do setor. “Mas, na realidade, ele não tem jurisdição para fazer isso e é muito complexo para ser aplicado.”
Alguns especialistas sugerem que a proposta de Trump pode ser uma tentativa de abordar a questão da "produção descontrolada", em que projetos de cinema e TV estão sendo cada vez mais produzidos no exterior, levando à perda de empregos na indústria americana.
No entanto, a mera sugestão de tais tarifas introduziu ainda mais instabilidade em um mercado já volátil. Na segunda-feira, as ações da Netflix e de outras grandes empresas de entretenimento caíram, enquanto os investidores se debatiam com as implicações das declarações de Trump.
"Em sua forma atual, a tarifa não faz sentido", disse Jay Sures, vice-presidente da United Talent Agency, à CNN.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Trump's foreign film tariff shocks Hollywood — PanARMENIA, 6 de maio de 2025
- ((en)) Peter Hoskins. Trump considering 100% tariffs on movies not made in the US — BBC, 5 de maio de 2025