Suspeito no tiroteio no Fort Lauderdale Airport aparece em Tribunal

Fonte: Wikinotícias
Esteban Santiago file photo. January 7, 2017.
Imagem: StemocWikimedia Commons.
A Glock 9 mm hand gun.
Imagem: Ryanicus GirraficusWikimedia Commons.

9 de janeiro de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O atirador do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, Esteban Ruiz Santiago, 26, apareceu em um tribunal federal em Fort Lauderdale, na Broward County, Estado da Flórida, nesta segunda-feira. Ruiz Santiago é acusado de um tiroteio nesta sexta-feira às 12:55 (17:55 UTC) na área de recepção de bagagem no nível mais baixo no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, onde cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas.

O magistrado, juiz Alicia Valle, atribuiu Santiago um defensor público. O juiz também havia estabelecido a acusação audiência para 23 de janeiro.

Na audiência, Santiago foi algemado e algemado nos tornozelos. Ele respondeu às perguntas do juiz com respostas monossilábicas por cerca de 20 minutos. Valle perguntou sobre as acusações criminais e as finanças do suspeito. Santiago tinha anteriormente admitido a fazer US$ 2.100 por mês, enquanto trabalhava como guarda de segurança no Alaska. Ele também admitiu ter apenas US$ 10 em sua conta bancária e não "outras propriedades". A falta de poupança tinha demonstrado a incapacidade de Santiago para pagar seu próprio advogado, razão pela qual Valle lhe atribuiu um defensor público. A audiência foi agendada para 23 de janeiro, momento em que Santiago entrará em um fundamento formal em resposta a acusações de assassinato, uso ilegal de uma arma de fogo e violência no aeroporto. O promotor também determinou uma ordem de detenção para avaliar o risco de fuga e Santiago foi mantido na cadeia principal. A audiência de detenção foi marcada para 17 de Janeiro.

Na sexta-feira, Santiago tinha pego seu descarregado Glock 9 milímetros pistola semi-automática em uma mala na esteira de bagagens. Ele foi o único item de bagagem que ele trouxe de Anchorage, Alaska naquele dia. Ele entrou no banheiro para recarregar a arma, saiu e começou a atirar em pessoas ao acaso. As vítimas tentaram se esconder na área de reivindicação de bagagem, enquanto Santiago correu em torno do carrossel de reivindicações de bagagem, continuando a atirar até que ele ficou sem munição. O atacante matou cinco pessoas e feriu oito pessoas. Santiago tinha apresentado um ID militar e foi preso ileso sem resistir. Desde a época do incidente, Santiago foi mantido sob custódia na prisão principal do condado de Broward. Outras 37 pessoas ficaram feridas durante a evacuação, incluindo contusões e ossos quebrados. Todos os voos de e para Aeroporto de Fort Lauderdale tinha sido suspenso pela Federal Aviation Administration (FAA). As autoridades não deixaram ninguém entrar ou sair do aeroporto. O aeroporto e as estradas vizinhas foram reabertos na manhã de sábado.

O atacante tinha viajado de Anchorage para Minneapolis e de lá, para Fort Lauderdale Airport em um vôo de Delta Airlines . As investigações estão em andamento para determinar o motivo para o tiroteio. Nenhuma evidência foi encontrada de Santiago se comunicando com qualquer outro indivíduo antes do tiroteio; ele parecia estar a agir sozinho . Em uma entrevista, Santiago admitiu ter planejado o tiroteio adiantado ao comprar o bilhete de avião.

Santiago admitiu ter ouvido vozes no dia do ataque. Santiago tinha sido enviado para um hospital para avaliação de saúde mental. Esta avaliação seguiu-se a outra avaliação do atacante em novembro depois que ele entrou no escritório do FBI, alegando ouvir vozes "exortando-o a se juntar a um grupo terrorista islâmico". Naquela época, Santiago deixou um bebê de dois meses em um carro enquanto se aproximava do escritório. A criança foi devolvida aos cuidados da esposa de Santiago. Sua arma também havia sido apreendida no momento do incidente, mas foi devolvido a ele em 8 de dezembro. Os resultados das avaliações de saúde mental não foram divulgados ao público. De acordo com a CNN, entre 2005-2014, Esteban Santiago é um membro da Guarda Nacional do Exército Alaska, incluindo um período de 10 meses no Iraque, onde ele foi premiado com um emblema da ação do combate . Segundo a família de Santiago, seus problemas de saúde mental tinha começado depois de sua turnê de 10 meses no Iraque durante a Guerra do Iraque, depois que ele começou a dizer-lhes sobre alucinações auditivas .

Santiago nasceu em Nova Jersey, mas cresceu em Puerto Rico. A única mesquita em Anchorage encontrou-se chamadas fielding sobre Santiago, a que responderam que não teve nenhuma afiliação com elas.

O Aeroporto de Fort Lauderdale está localizado no estado de Florida, a 34 km de Miami em uma área não incorporada de Broward County. A partir daí, muitos vôos partem para a América Latina e o resto do Estados Unidos. No momento do incidente, era legal em os EUA para o transporte de armas em um recipiente de hard-sided e bloqueado por ar. Na Flórida, ele também era legal para transportar uma arma em um terminal de aeroporto sem remover a arma do estojo.


Fontes