Surto de sarampo mata 142 crianças no Afeganistão

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma campanha de vacinação contra o sarampo de uma semana está em andamento no Afeganistão, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a doença viral extremamente contagiosa matou 142 crianças e infectou 18.000 desde o início do ano.

“Esta campanha de imunização contra o sarampo faz parte da medida de resposta nacional para impedir a propagação do surto, salvar vidas de crianças pequenas e reduzir a carga sobre os sistemas de saúde”, disse o representante da OMS no Afeganistão, Luo Dapeng, em comunicado. Segunda-feira.

A campanha financiada pela OMS, iniciada no sábado, está apoiando as autoridades de saúde do Taleban na gestão da vacinação.

Milhares de profissionais de saúde foram encarregados de vacinar mais de 1,2 milhão de crianças menores de cinco anos contra a doença em 49 distritos afegãos em 24 províncias.

O Afeganistão experimentou o ressurgimento do sarampo desde janeiro de 2021. Desde então, as autoridades relataram 48.366 infecções e 250 mortes pela doença viral.

A baixa cobertura de vacinação de rotina contra o sarampo de 66% e o intervalo mais longo desde a campanha de acompanhamento do sarampo em 2018 resultaram no acúmulo do alto número de crianças menores de cinco anos sem imunização contra o sarampo, disse a OMS.

Dapeng apelou aos pais para que levem seus filhos para serem vacinados contra a doença potencialmente fatal, mas evitável, pedindo a todos no país devastado pela guerra que garantam a segurança dos profissionais de saúde afegãos.

No mês passado, oito vacinadores contra a poliomielite, incluindo quatro mulheres, foram mortos a tiros durante uma campanha de vacinação de porta em porta contra a doença incapacitante em duas províncias do norte do Afeganistão.

“O aumento dos casos de sarampo no Afeganistão é especialmente preocupante devido aos níveis extremamente altos de desnutrição”, disse Dapeng.

Fontes