Surto de pólio no Paquistão atrasa meta de erradicação global

Fonte: Wikinotícias

4 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Paquistão registrou seu sétimo caso de vírus da poliomielite este ano, depois que o país passou 15 meses sem que uma única criança fosse atingida pela doença altamente contagiosa.

O programa nacional de erradicação disse na quinta-feira que “uma menina de 7 meses foi confirmada paralisada” pelo vírus no Waziristão do Norte, um turbulento distrito paquistanês na fronteira com o Afeganistão.

“Todas as crianças confirmadas com poliomielite este ano pertencem ao Waziristão do Norte, onde são esperados mais casos devido às altas taxas de recusa”, observou o programa.

Paquistão e Afeganistão são os dois únicos países onde a pólio continua paralisando crianças, embora o número de casos nos últimos anos tenha caído significativamente em ambos os lados da fronteira.

A última vez que uma criança ficou paralisada no Paquistão foi em janeiro de 2021. Uma infecção pelo vírus da poliomielite foi relatada no Afeganistão este ano e quatro em 2021.

“Estamos administrando a vacina contra a poliomielite a crianças de até 10 anos em todos os pontos de entrada e saída… para impedir a propagação do vírus (para o resto do Paquistão)”, disse Shahzad Baig, coordenador nacional de operações de emergência.

Um alto funcionário de saúde disse que muitos pais na área continuam a recusar as gotas de poliomielite para seus filhos durante as campanhas nacionais de vacinação, enquanto outros se ressentem das repetidas visitas porta-a-porta dos vacinadores.

As recusas decorrem de suspeitas de que a imunização é uma conspiração liderada pelo Ocidente para “esterilizar crianças muçulmanas”. A informação falsa desencadeou ataques contra profissionais de saúde e forças de segurança que os escoltam, resultando na morte de dezenas de pessoas nos últimos anos e retardando os esforços de erradicação.

Fontes