Superciclone Ilsa atinge a Austrália como o mais intenso em mais de 10 anos

Fonte: Wikinotícias

14 de abril de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ilsa quando tocou terra

Como previsto, o ciclone tropical Ilsa tocou terra na costa norte da Austrália Ocidental classificado como um furacão C5, segundo classificação local - e C4 conforme classificação na escala Saffir-Simpson. Segundo o BOM (Bureau of Meteorology) ontem, fazia mais de dez anos que um sistema com esta intensidade não atingia o país. De acordo com o portal Sky News, "é o primeiro ciclone de categoria cinco a atravessar a costa da Austrália Ocidental desde 2009". Já o 9 News reporta que "na costa de Pilbara, os ventos atingiram 218 km/h, com rajadas de 288 km/h, o que (...) seria um recorde nacional se confirmado. O antigo recorde era de 194 km/h estabelecido pelo ciclone George em 2007", enquanto o News informa que o BOM reportou uma rajada de 289km/h, afirmando ainda que podem ser as "rajadas de vento mais fortes já registradas pelo equipamento do Bureau na Austrália".

De acordo com o Bureau of Meteorology - Western Australia, o sistema alcançou o litoral no início da madrugada (em horário local) com ventos sustentados de cerca de 213 km/h, mas após tocar terra, Isla perdeu intensidade e durante a manhã (em horário local) estava classificado como categoria 3.

Segundo a imprensa, houve grandes danos em alguns locais e uma tradicional casa comercial chamada Pardoo Roadhouse foi totalmente destruída.



Referências

Notícias Relacionadas

Fontes