Supercélula produz nuvem em forma de tornado em Piracicaba (SP)
Município teve quadragésimo registro de granizo em 30 anos

Piracicaba, SP, Brasil • 28 de junho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Uma nuvem do tipo supercélula se formou em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, no final da tarde da última sexta-feira, 27 de junho de 2025. O fenômeno começou a se desenvolver por volta das 16h no município de Botucatu, ganhando características típicas de uma supercélula ao avançar pela zona rural piracicabana.
Caçadores de tempestades registraram a formação de um mesociclone, uma área de rotação que alimenta a nuvem, gerando correntes de vento ascendentes muito potentes. Durante esse processo, nuvens-escudo (scud clouds) de baixa altitude surgiram e se aglomeraram, criando um funil de condensação bem definido. Um dos registros foi feito no bairro Jardim Itapuã, na Zona Oeste.

Apesar da semelhança visual, especialistas explicam que não se tratava de uma nuvem-funil, mas sim de uma nuvem-cauda (tail cloud), um fenômeno causado pela entrada de ar quente e úmido que alimenta o mesociclone. Essa nuvem tem formato parecido com o funil de um tornado, mas não possui rotação.
Após o fenômeno se dissipar, uma chuva forte atingiu diversos bairros da cidade, com relatos de queda de granizo pequeno nos bairros Jardim São Jorge, Jardim Itapuã e Campestre. Também houve registro de ventos fortes na área rural do Campestre por volta das 17h20, incluindo as comunidades rurais Convívio Nosso Recanto e Quinta de Santa Helena. Nas mesmas comunidades, houve uma quantidade expressiva de granizo, ao contrário da área urbana, onde o fenômeno caiu em menor quantidade.
A Plataforma de Registros e Rede Voluntária de Observadores de Tempestades Severas (PREVOTS) já havia alertado para alta instabilidade no estado de São Paulo nesta sexta-feira, indicando que algumas nuvens poderiam evoluir para supercélulas, com a queda de granizo como a principal ameaça.
De acordo com o grupo Piracicaba Meteorológica, este é o 40º registro de granizo na série histórica da cidade, iniciada em 1995. Também representa o 20º caso da chamada Era do Granizo, iniciada em 2022, e o quinto evento do ano de 2025.
Especialistas destacam que as condições observadas na sexta-feira não são comuns para esta época do ano. O que aconteceu foi resultado de uma forte convergência entre uma massa de ar quente e úmido e uma massa de ar frio e seco. Na quarta-feira (25), a cidade registrou uma mínima de -0,2°C, acompanhada de geada, conforme dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO). Já no dia seguinte, a máxima chegou a 30,9°C, resultado da entrada de uma frente quente.
Esse choque entre a frente fria e a frente quente originou uma frente estacionária, que voltou a se mover na sexta-feira (27). Além disso, havia um cisalhamento vertical moderado do vento combinado com alta disponibilidade de ar quente e úmido, condições que favoreceram a formação da supercélula.
Notícia Relacionada
[editar | editar código-fonte]- "Frio extremo deixa um morto em Piracicaba (SP), enquanto termômetros marcam temperaturas negativas", Wikinotícias, 26 de junho de 2025.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) PREVOTS. Previsão convectiva de hoje (27
/06 — X (Twitter), 27 de junho de 2025/2025), válida até 12Z de amanhã . - ((pt)) Canal de Piracicaba. Moradores registram supercélula e se assustam em Piracicaba — Instagram, 27 de junho de 2025
- ((pt)) Chuva Diária — Radar IPMet
- ((pt)) Análise Temporal — Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO)
Ligações Externas
[editar | editar código-fonte]- Piracicaba Meteorológica. Lista de chuvas de granizo em Piracicaba — Wikiversidade