Sul do Brasil tem maior volume de chuva em meses, o que melhora situação de estiagem

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

25 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Diversas cidades do Rio Grande do Sul (RS) tiveram, nas últimas 48 horas, de 50 a 100mm de chuva, o que melhora a situação de seca que afeta diversas culturas na região. "A chuva é uma excelente notícia diante da necessidade de umidade em lavouras de trigo, ante a presença de muita fumaça de queimadas na região, devido ao quadro de estiagem que afeta muitas áreas e ante a crise energética", escreveu a Metsul em seu website no dia 22 passado.

No entanto, com os volumes expressivos, a Metsul também alerta que entre hoje a amanhã pode haver inundações repentinas com a "rápida elevação de arroios e córregos". O Inmet classificou o risco de alagamentos no RS como de "grande perigo".

A chuva se espalha a partir de hoje para os estados de Santa Catarina e Paraná e a partir de sexta-feira para o Sul da Região Centro-Oeste e Sul-Sudoeste de São Paulo.

Os volumes registrados entre ontem e amanhã, corresponderão, em muitas cidades do Sul, à quantidade esperada para todo mês de agosto.

Frio

A partir de amanhã uma frente fria segue a onda de instabilidade e derrubará as temperaturas no Sul do Brasil, com possibilidade de geada em algumas regiões, como nos Campos de Cima da Serra.

Segundo a MetSul, no amanhecer da sexta pode fazer cerca de 0ªC na Campanha, no Sul do RS e na Serras do Sudeste.

Notícias Relacionadas

Fontes