Sul do Brasil tem maior volume de chuva em meses, o que melhora situação de estiagem

Fonte: Wikinotícias

25 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Diversas cidades do Rio Grande do Sul (RS) tiveram, nas últimas 48 horas, de 50 a 100mm de chuva, o que melhora a situação de seca que afeta diversas culturas na região. "A chuva é uma excelente notícia diante da necessidade de umidade em lavouras de trigo, ante a presença de muita fumaça de queimadas na região, devido ao quadro de estiagem que afeta muitas áreas e ante a crise energética", escreveu a Metsul em seu website no dia 22 passado.

No entanto, com os volumes expressivos, a Metsul também alerta que entre hoje a amanhã pode haver inundações repentinas com a "rápida elevação de arroios e córregos". O Inmet classificou o risco de alagamentos no RS como de "grande perigo".

A chuva se espalha a partir de hoje para os estados de Santa Catarina e Paraná e a partir de sexta-feira para o Sul da Região Centro-Oeste e Sul-Sudoeste de São Paulo.

Os volumes registrados entre ontem e amanhã, corresponderão, em muitas cidades do Sul, à quantidade esperada para todo mês de agosto.

Frio

A partir de amanhã uma frente fria segue a onda de instabilidade e derrubará as temperaturas no Sul do Brasil, com possibilidade de geada em algumas regiões, como nos Campos de Cima da Serra.

Segundo a MetSul, no amanhecer da sexta pode fazer cerca de 0ªC na Campanha, no Sul do RS e na Serras do Sudeste.

Notícias Relacionadas

Fontes