Sul da Califórnia atingido por fluxos de detritos e deslizamentos de terra
15 de fevereiro de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Depois de dias de chuvas fortes, a tempestade mais forte do ano trouxe fluxos perigosos de detritos e deslizamentos de rochas e terra no sul da Califórnia na sexta-feira, inclusive em várias áreas que no mês passado estavam em chamas com incêndios devastadores.
Algumas áreas da região receberam até 12 centímetros de chuva esta semana, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.
"Há muitos relatos de fluxo de detritos", disse o meteorologista Scott Kleebauer, do serviço meteorológico, na sexta-feira.
A terra queimada deixada para trás pelos incêndios agora é particularmente vulnerável aos deslizamentos de rochas e terras, já que a vegetação que antes ancorava o solo foi queimada.
Embora a chuva desta semana esteja começando a diminuir, isso não significa que os deslizamentos vão parar. O solo encharcado pode continuar a se mover mesmo depois que a chuva diminuir.
Partes da icônica Pacific Coast Highway foram fechadas na quinta-feira por causa de inundações e deslizamentos de terra.
Em Pacific Palisades, um cruzamento de rodovia estava sob um metro de lama.
Fotografias postadas nas redes sociais mostraram carros estacionados em Pacific Palisades cobertos de lama até as janelas. Escavadeiras foram designadas para a área para limpar a lama.
Em uma experiência angustiante na quinta-feira, um membro do Corpo de Bombeiros de Los Angeles estava dirigindo pela Pacific Coast Highway quando um fluxo de destroços varreu seu veículo para o oceano. Erik Scott, porta-voz do corpo de bombeiros, disse que o motorista conseguiu sair do veículo e teria sofrido apenas ferimentos leves.
Em Sierra Madre, uma cidade de 10.000 habitantes que foi o local do incêndio Eaton no mês passado, um deslizamento de terra coberto de pedras danificou várias casas.
"Aconteceu muito rápido, mas foi muito alto, e você podia até ouvir o chão ou sentir o chão tremendo", disse Bull Duvall, que mora em Sierra Madre há 28 anos, à Associated Press. As autoridades municipais emitiram uma ordem de evacuação alertando os moradores de que as equipes de emergência não entrariam em locais com fluxos ativos de lama e detritos.
O Serviço Nacional de Meteorologia confirmou na sexta-feira que um tornado fraco atingiu uma comunidade de casas móveis na quinta-feira em Oxnard, Califórnia. Não houve relatos de mortes ou feridos no Country Club Mobile Estates, mas os danos materiais incluíram telhados rasgados e linhas de energia derrubadas.
A chuva era extremamente necessária na região, grande parte da qual ainda sofre com a seca.
Na vizinha Nevada, Las Vegas ficou feliz em ver chuva na quinta-feira, depois de suportar mais de 200 dias sem precipitação. Um post do Serviço Nacional de Meteorologia de Las Vegas disse: "Las Vegas mediu oficialmente 0,01 polegada de chuva esta manhã, encerrando efetivamente nossa sequência de seca de 214 dias sem chuva mensurável".
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) VOA News. Southern California slammed with debris flows, mudslides — VOA, 14 de fevereiro de 2025
![]() | Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |