Sudão em posição difícil após renúncia do primeiro-ministro, dizem analistas

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro do Sudão, Abdalla Hamdok, renunciou no domingo após protestos em massa contra um acordo que fez com os militares após o golpe de Estado de outubro. Analistas políticos dizem que a renúncia de Hamdok é um golpe para a estabilidade política do país e espera um retorno a um governo liderado por civis.

Em um discurso televisionado à nação, o primeiro-ministro Abdalla Hamdok disse que estava renunciando para abrir caminho para outra pessoa liderar e pediu um diálogo abrangente para acabar com a crise política que envolveu a nação há dois anos.

Hafez Kabir é um comentarista político sudanês. Ele diz que a renúncia de Hamdok deixa o país em uma situação difícil.

"O Sudão testemunhará uma nova crise porque há muitos grupos militares, há muitos grupos políticos e sua opinião não é a mesma. Os militares ameaçaram a unidade do Sudão. Há muitos problemas no lado econômico, social, por isso queremos uma nova iniciativa, uma solução abrangente que possa salvar a situação no Sudão", disse ele.

Kizito Sabala, especialista em diplomacia e relações internacionais, diz que a renúncia de Hamdok prova que é difícil bloquear os militares da política do país.

"A transição no Sudão é muito difícil. A estrutura militar que Bashir deixou significa que a estrutura é muito forte e, portanto, para o Sudão avançar, muito trabalho deve ser feito para garantir que eles desliguem a política dos militares, que é um longo processo que levará tantos anos. Também implica que qualquer apoio que os militares têm tido através da boa posição internacional de Hamdok vai acabar", disse ele.

Em outubro, oficiais do exército expulsaram o governo civil de Hamdok. O chefe militar General Abdel Fattah al-Burhan defendeu a ação militar, dizendo que era para evitar a eclosão da guerra civil. Hamdok assinou um acordo com os governantes militares em novembro, mas a população sudanesa questionou o poder do primeiro-ministro depois que ele foi reintegrado.

Shakur Nyaketo, jornalista e ativista, diz que é necessário sangue novo para liderar o lado civil do governo. "Os partidos políticos ainda estão em um argumento. Eles não estão juntos. Agora, pensando em reformar seus partidos políticos, eles querem chegar a uma frente nacional para que possam limpar sua imagem com as comunidades e o público. Mas eles não confiam nos [outros] partidos políticos. O público agora está pedindo um governo civil que deve ser formado por tecnocratas, não de partidos políticos", disse ele. Os jovens sudaneses continuam marchando nas ruas contra os militares, e os protestos são constantemente reprimidos pela força.

No domingo, milhares marcharam, exigindo que os militares saíssem da política. De acordo com o Comitê Central de Médicos do Sudão, duas pessoas foram mortas. Os militares foram citados dizendo que permitirão protestos pacíficos e responsabilizarão os responsáveis pela violência.

Até agora, 57 pessoas foram mortas desde que os militares tomaram o poder em outubro.

O Departamento de Assuntos Africanos do Departamento de Estado dos EUA emitiu uma declaração em sua página no Twitter depois que Hamdok renunciou, instando os líderes sudanesas a "deixar de lado as diferenças, encontrar consenso e garantir a continuidade do governo civil".

Os Estados Unidos continuam a apoiar o povo do Sudão enquanto pressionam pela democracia. Sabala diz que o Sudão está em uma encruzilhada, e a pressão internacional é necessária para que os militares aliviem seu controle sobre o poder e aceitem a necessidade do país de passar para uma fase democrática.

Fontes