Suécia avança nas negociações sobre adesão da OTAN, diz ministro

Fonte: Wikinotícias

1 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Suécia e a Finlândia avançaram nas negociações com a Turquia sobre a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), disse o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Bilström.

"Tivemos conversas bilaterais muito boas ontem entre Suécia, Finlândia e Turquia", disse o secretário Bilström a repórteres no dia 30, o segundo dia da reunião de ministros das Relações Exteriores da OTAN.

Ele acrescentou: "Senti que houve progresso desde esta reunião" e confirmou: "Estamos avançando".

A adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN requer uma votação unânime de 30 estados membros, atualmente pendente de aprovação pela Turquia e Hungria.

A este respeito, em junho, a Turquia enviou nota afirmando que apoiaria Suécia e Finlândia com a condição de que ambos não apoiem o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que a Turquia rotulou de organização terrorista.

A Hungria anunciou recentemente seu apoio à adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse no dia 24 que "a Hungria definitivamente apoiará sua adesão, e o parlamento (húngaro) também", e disse que o parlamento abordará a questão em sua primeira reunião no próximo ano.

A Finlândia e a Suécia, que eram neutras desde o final da década de 1940, estavam em processo de adesão à OTAN depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.

Fontes