Saltar para o conteúdo

Starship, da SpaceX, é lançado em novo teste nesta segunda (13)

De Wikinotícias

14 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa segunda (13), o megafoguete Starship da SpaceX decolou e amerissou com sucesso em seu mais recente voo de teste. Isso ocorre enquanto a empresa do magnata Elon Musk trabalha para ajustar sua tecnologia aeroespacial com o objetivo de chegar à Lua e a Marte.

A NASA pretende utilizar o enorme foguete, considerado o maior e mais potente do mundo, em sua missão de enviar astronautas à Lua. Além disso, é fundamental para o objetivo de Musk de transportar pessoas para Marte.

Na 11ª missão de teste, o Starship decolou do Texas após 18h25 (20h25 em Brasília), conforme registrado no vídeo da transmissão ao vivo.

Como previsto, seu foguete acelerador, chamado Super Heavy, pousou nas águas do Golfo do México, enquanto a nave espacial realizava sua trajetória no espaço e completava os testes.

Cerca de uma hora após a decolagem, mergulhou no Oceano Índico, após liberar simulacros de satélites, como ocorreu em seu voo anterior. A recuperação do veículo não estava incluída.

Ele é composto pelo propulsor Super Heavy (primeiro estágio) e pela nave Starship (segundo estágio). O veículo completo, com ambas as partes integradas, também recebe o nome de Starship.

Quase três minutos após o lançamento, os dois estágios se desvincularam, e o propulsor fez um retorno controlado ao mar, até submergir nas águas do Golfo do México.

O voo mais recente e bem-sucedido do Starship aconteceu há alguns meses, no dia 26 de agosto, com o primeiro estágio realizando testes durante o pouso no Golfo do México. O foco estava principalmente no segundo estágio, a nave Starship, onde os problemas anteriores haviam ocorrido. No entanto, tudo correu bem daquela vez.

O décimo teste também incluiu uma série de testes realizados no escudo térmico da nave. Atualmente, esse é o maior desafio técnico do Starship: provar que o sistema de proteção térmica possibilita a recuperação e a reutilização rápida do veículo.