Saltar para o conteúdo

SpaceX marca 11º voo de teste do Starship para esta segunda (13)

De Wikinotícias

13 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa segunda (13), o Starship, enorme foguete da SpaceX, companhia do bilionário Elon Musk, tentará realizar mais um voo. Este será o décimo primeiro teste do veículo, que já registrou diversas falhas e explosões ao longo do percurso. A janela de lançamento se abre às 20h15 (horário de Brasília) a partir da Starbase, localizada no Texas, Estados Unidos.

O megafoguete é composto pelo propulsor Super Heavy (primeiro estágio) e pela nave Starship (segundo estágio). Quando as duas partes estão unidas, o veículo é denominado Starship. A proposta é que ele seja empregado tanto para o retorno de humanos à Lua quanto para uma possível missão a Marte.

Segundo a empresa, o objetivo é avançar em relação ao que foi observado no voo anterior bem-sucedido — que pôs fim a uma série de falhas —, realizando experimentos para coletar dados para a próxima geração do propulsor Super Heavy, testes de estresse no escudo térmico da nave Starship e execução de manobras que simularão a aproximação final do estágio superior para um futuro retorno ao ponto de lançamento.

A SpaceX afirma que o propulsor do décimo teste foi empregado no oitavo voo. A empresa de Musk também tem como objetivo do próximo voo testar uma configuração de queima de motor durante o pouso, que está prevista para ser utilizada na nova geração do Super Heavy.

A empresa planeja realizar o teste em uma trajetória que levará a um ponto de pouso no mar no Golfo do México, referindo-se ao local como Golfo da América, em alusão ao nome dado pelo ex-presidente Donald Trump. A SpaceX afirma que não haverá tentativa de retorno ao local de lançamento para recuperar o foguete, como ocorre em alguns dos voos da empresa, nos quais o propulsor é capturado na plataforma Mechazilla por braços robóticos.

As imagens publicadas pela empresa de Elon Musk revelam o propulsor Super Heavy colocado na plataforma de lançamento do último voo da versão 2 da Starship.

A SpaceX divulgou imagens do propulsor vistas de vários ângulos. Em uma dessas imagens, ele é visto ao fundo do edifício da empresa. Em outras situações, aparece atrás de dois carros da Tesla, também pertencentes a Musk.

Duas imagens extras são dedicadas apenas à Starship, sendo que uma delas destaca os motores Raptor de última geração, encarregados de levar a nave ao espaço e realizar manobras de retorno.