Sistema das Lojas Renner sai do ar após ataque de ransomware

Fonte: Wikinotícias

19 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O sistema das Lojas Renner sofreu um ataque de ransomware na tarde desta quinta-feira (19), conforme as fotos postadas nas redes sociais, a empresa foi extorquida com um valor de resgate de cerca de 1 bilhão de dólares americanos para a recuperação de seus arquivos, o que é cerca de 5,4 bilhões de reais na cotação atual.

Uma imagem compartilhada com o site TecMundo mostra que a mensagem do ransomware requer apenas dinheiro, manifestando claramente nenhum interesse em divulgar possíveis dados. As informações sobre o caso são confusas e há sinais de que o ransomware envolvido é Defray777 — a mesma família do RansomEXX.

Ao entrar em contato com o TecMundo, uma fonte chegou a afirmar que as máquinas virtuais do banco de dados TIVIT de Porto Alegre e SP são criptografadas. Além disso, mais de 1.300 servidores serão criptografados.

Vale lembrar que ransomware é um tipo de software malicioso (vírus de computador) que infecta um dispositivo (computador, celular ou servidor) e criptografa todo o seu conteúdo, tornando o dispositivo inutilizável. O criminoso responsável pelo ataque exige um resgate em dinheiro, geralmente usando moedas digitais, para fornecer à vítima uma chave que pode ser usada para descriptografar essa criptografia. No entanto, a indústria sabe que o pagamento nem sempre é a melhor opção, porque os criminosos podem não lhe dar essa chave.

A companhia usa tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. Manteremos o mercado informado de qualquer situação relevante relacionada ao ataque, e informará as autoridades competentes nos próximos dias

— disse num comunicado as Lojas Renner.

Fonte