Singapura executa malaio com deficiência intelectual por acusações de tráfico de drogas

Fonte: Wikinotícias

28 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um malaio com deficiência mental foi executado por acusações de tráfico de drogas em Singapura, apesar dos apelos de ativistas de direitos humanos e celebridades para poupar sua vida.

A família de Nagaenthran Dharmalingam, de 34 anos, diz que ele foi enforcado antes do amanhecer na quarta-feira, horas depois de um tribunal rejeitar uma última contestação legal apresentada por sua mãe. A família caiu em prantos após a decisão do tribunal.

Nagaenthran estava no corredor da morte em Singapura desde 2010 por traficar menos de 43 gramas de heroína para a cidade/estado, que tem algumas das leis de drogas mais duras do mundo. Seus advogados e defensores da pena de morte disseram que ele tinha um quociente de inteligência ou QI de 69, um nível reconhecido como deficiência.

Mas os tribunais de Singapura decidiram que Nagaenthran estava ciente de suas ações quando foi preso.

Seu caso atraiu a atenção mundial, com a União Europeia, o primeiro-ministro malaio Ismail Sabri Yaakob e o empresário bilionário britânico Richard Branson se juntando a ativistas de direitos humanos para pedir a Singapura que o perdoe ou comute sua sentença para prisão perpétua.

Maya Foa, diretora do grupo de direitos humanos Reprieve, com sede na Grã-Bretanha, divulgou um comunicado dizendo que Nagaenthran foi “vítima de um trágico erro judiciário” e acusou Cingapura de uma “flagrante violação das leis internacionais”.

A família de Nagaenthran disse que seu corpo será devolvido à Malásia, onde um funeral será realizado em sua cidade natal.

Fontes