Sindicato dos Professores da Nigéria estende greve escolar por causa do pagamento

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os professores nigerianos, que estão em greve desde 14 de fevereiro, disseram que estão estendendo a greve por mais dois meses. Os professores acusam o governo de não honrar os benefícios acordados. Enquanto isso, cerca de oito milhões de estudantes nigerianos não podem frequentar a escola.

O estudante de engenharia civil Favor Nwokeforo, que está entrando em seu último ano, esperava notícias melhores na segunda-feira. Com as malas prontas para a escola, ele disse que suas esperanças foram frustradas depois que o Sindicato do Pessoal Acadêmico das Universidades (ASUU) anunciou a extensão de sua greve por mais oito semanas.

“Não estou feliz”, disse Nworkeforo. “Nenhum aluno vai planejar um semestre com greves no meio, muito menos um aluno do último ano. Ainda nem começamos alguns cursos. É muito decepcionante e espero que a greve seja resolvida o mais rápido possível.”

A ASUU disse que as negociações salariais com as autoridades no final do domingo fracassaram e que a extensão é para permitir que as autoridades resolvam os problemas.

Greves sobre salários não são incomuns em universidades públicas da Nigéria controladas pelo governo.

Em 2009, a ASUU e as autoridades nigerianas assinaram um acordo de US$ 500 milhões para acabar com as greves no país. O acordo visava garantir o pagamento pontual dos salários e a melhoria das escolas públicas na Nigéria.

A ASUU diz que as autoridades não cumpriram "satisfatoriamente" os termos deste acordo.

O presidente do sindicato, Emmanuel Osodeke, não pôde comentar imediatamente. Mas a decisão da ASUU de fechar as universidades está mantendo quase oito milhões de estudantes como Nwokeforo longe das aulas.

Duas semanas atrás, a Associação Nacional de Estudantes Nigerianos, NANS, organizou protestos com o objetivo de pressionar o governo e a ASUU a chegar a um compromisso.

O líder zonal da NANS, Umar Faruq, disse que os estudantes realizarão mais protestos de rua até que a ASUU e as autoridades resolvam suas diferenças.

“Pretendemos bloquear as estradas que levam à maioria das cidades da Nigéria, especialmente ao território da capital federal (Abuja)”, disse Faruq. “O que realizamos nas últimas duas semanas faz parte do plano de ação.”

O ministro do Trabalho da Nigéria, Chris Ngige, disse que as autoridades já pagaram US$ 230 milhões em subsídios ganhos e taxas de revitalização ao sindicato dos professores – e que o governo não tem mais dinheiro para pagar ao sindicato.

Esta é a décima sexta vez que a ASUU entrará em greve em duas décadas. Em 2020, a greve do sindicato durou nove meses, a mais longa da história recente.

Fontes