Saltar para o conteúdo

Sete civis mortos no norte da Síria em bombardeio do Exército, diz ONG

De Wikinotícias

20 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nesse sábado (20), de acordo com a ONG, Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), sete civis perderam a vida em um ataque aéreo das forças governamentais no norte da Síria, em uma região onde houve confrontos com as Forças Democráticas Sírias (FDS), comandadas pelos curdos.

Uma administração curda semiautônoma governa grandes áreas do norte e nordeste da Síria, incluindo campos de petróleo e gás, com as Forças Democráticas Sírias atuando como seu exército de fato.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR), com sede no Reino Unido, cinco mulheres e duas crianças foram assassinadas em Dayr Hafer, na província de Aleppo, durante um tiroteio perpetrado por "militares do exército sírio".

Após a derrubada do líder sírio Bashar al Assad no final do ano passado por uma coalizão de islamistas, as novas autoridades e as Forças Democráticas Sírias (FDS) concordaram em março com um acordo para incorporar as instituições civis e militares curdas ao governo central.

Entretanto, as divergências entre as partes atrasaram sua implementação, e os curdos demandaram uma descentralização que Damasco não aceitou.