Serviço de Inteligência britânico identifica o assassino do jornalista estadounidense na Síria
24 de agosto de 2014
O Serviço de Inteligência do Reino Unido, MI6, anunciou que já identificou o executor do jornalista estadounidense James Foley, que foi decapitado por militantes do Estado Islâmico (EI, ex-Estado Islâmico do Iraque e do Levante, EIIL) na Síria.
De acordo com declarações do ministro de Relações Exteriores em Londres, Philip Hammond, que o suspeito de assassinar Foley seja britânico e representa "uma traição aos valores éticos e morais do país".
O suspeito foi identificado como Abdel Majed Abdel Bary, de 23 anos de idade e que viveu anos atrás com sua família em Londres é o mesmo que postou dias atrás em sua conta do Twitter, una fotografia sua sustentando uma cabeça humana. Entre seus companheiros militantes do EI, o apelido (alcunha) de Abdel é "John, o Jihadista", afirma o porta-voz do MI6.
O pai de "John" foi um refugiado egípcio e esteve ligado por ser um lugar-tenente do falecido Osama bin Laden. Anos depois, foi extraditado aos Estados Unidos, onde ele foi acusado de terrorismo por ter participado nos atentados com bomba contra as embaixadas norte-americanas no leste da África em 1998.
O vídeo da decapitação de Foley foi subido na Internet onde se viralizou e posteriormente confirmou-se sua autenticidade. O mesmo já ameaçou com assassinato o cidadão estadounidense Steven Sotloff, caso o Barack Obama "tome a decisão equivocada".
Fontes
- ((es)) La Inteligencia británica identifica al presunto ejecutor del periodista James Foley — 20 Minutos, 24 de Agosto de 2014
- ((es)) Inteligencia británica identifica al asesino del periodista de EU [inativa] — Crónica, 24 de Agosto de 2014. Página visitada em 24 de agosto de 2014
. Arquivada em 27 de agosto de 2014
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Servicio de Inteligencia británico identifica al asesino de periodista estadounidense en Siria", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 24 de Agosto de 2014. |
A versão original do artigo, ou partes dele, haviam sido extraídas de 20 Minutos. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |