Senado dos EUA rejeita proposta de bloqueio de tarifas de Trump
2 de maio de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O Senado dos Estados Unidos rejeitou a tentativa de bloquear as tarifas do presidente Donald Trump em meio a preocupações bipartidárias sobre o impacto de suas investidas comerciais na economia. A câmara alta do Congresso dos EUA votou por 49 a 49 para rejeitar a resolução na quarta-feira, horas depois de dados do governo mostrarem que a economia americana encolheu pela primeira vez em três anos, informou a Al Jazeera.
Três senadores republicanos – Rand Paul, do Kentucky, Susan Collins, do Maine, e Lisa Murkowski, do Alasca – votaram a favor da medida em uma rara repreensão a Trump dentro de seu próprio partido, juntamente com todos os democratas e independentes presentes.
“O Senado dos Estados Unidos não pode ser um espectador passivo na loucura das tarifas”, disse o senador democrata Ron Wyden, que representa o Oregon, antes da votação.
“O Congresso tem o poder de definir tarifas e regular o comércio global.”
A resolução foi amplamente vista como um gesto simbólico, já que era improvável que ganhasse força na Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, e, em última análise, estaria sujeita ao poder de veto de Trump.
“Ainda vale a pena debater, porque, sabe, se daqui a um mês tivermos tarifas massivas, uma liquidação massiva no mercado de ações e não tivermos um bom primeiro trimestre de crescimento, e se piorar novamente no segundo trimestre, as pessoas começarão a se perguntar: ‘É uma boa política ou uma política ruim?’”, disse Paul, copatrocinador da resolução, sobre a votação fracassada.
Trump minimizou os temores de que suas tarifas abrangentes, incluindo uma taxa de 145% sobre a China, possam levar os EUA à recessão.
O Departamento de Comércio dos EUA informou na quarta-feira que a economia contraiu 0,3% durante os primeiros três meses do ano, um período anterior à imposição de suas tarifas mais altas por Trump.
Uma recessão é normalmente definida como dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) US Senate Rejects Bid to Block Trump’s Tariffs — Tasnim News Agency, 1 de maio de 2025
- ((pt)) US Senate rejects bid to block Trump’s tariffs — Aljazeera, 1 de maio de 2025