Senado dos EUA aprova projecto de lei de alívio da COVID-19 de 1,9 trilhão de dólares

Fonte: Wikinotícias

6 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Senado dos Estados Unidos aprovou um projecto de lei de alívio do coronavírus de 1,9 trilhão de dólares, no sábado, 6, após uma longa sessão para fazer uma série de mudanças de última hora para ganhar o apoio de membros do Partido Democrata.

A aprovação do projecto de lei no Senado coloca o presidente Joe Biden a um passo da sua primeira grande vitória legislativa, desde que assumiu o cargo a 20 de Janeiro.

O projecto foi aprovado por 50 votos contra 49 num Senado de 100 membros. Nenhum Republicano votou a favor da medida.

Uma votação adicional será feita pela Câmara dos Representantes.

A aprovação deste sábado veio depois de democratas e republicanos terem ficado num impasse por horas devido a propostas concorrentes para aumentar os benefícios semanais de desemprego para os que foram adversamente afectados pela pandemia do da Covid-19.

Os democratas conseguiram superar o obstáculo ao chegar, após horas de negociações, a um acordo com o seu membro moderado, Joe Manchin, na noite de sexta-feira, sobre uma cláusula de subsídio de desemprego.

Os democratas reduziram os benefícios de desemprego de emergência de 400 para 300 dólares, por semana, e incluíram uma redução de impostos para a maioria das pessoas desempregadas para ganhar o apoio de Manchin.

A Casa Branca diz que o presidente Joe Biden apoia o acordo de compromisso sobre os benefícios de desemprego.

Fontes