Senado dos EUA acusa políticos do Reino Unido e da França de aceitar propinas de Saddam Hussein

Fonte: Wikinotícias

12 de maio de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma investigação do Senado dos Estados Unidos da América tem evidências de que dois políticos proeminentes do Reino Unido e da França receberam propinas no valor de milhões de barris de petróleo iraquiano, em troca do apoio ao regime de Saddam Hussein, durante o Programa Petróleo-por-comida das Nações Unidas.

Durante o Programa Petróleo-por-comida, o Iraque pôde vender direitos sobre a comercialização do petróleo a quem se dispusesse a oferecer um preço abaixo do mercado. Essas pessoas então podiam revender os direitos, e por sua vez obter lucro, geralmente um valor entre 3 e 30 centavos de um barril. Esta é a acusação que está a ser feita sob os dois acusados.

O Subcomitê Permanente de Investigações do Senado encontrou documentos da era Hussien que mostram que os dois políticos receberam os direitos para a venda do petróleo. Eles também ouviram de funcionários do antigo regime a confirmação da autenticidade dos documentos.

Um dos acusados é George Galloway, um membro recentemente reeleito do Parlamento Britânico. Ele é acusado de ter recebido alocações no valor de 20 milhões de barris de petróleo. Ele também é acusado de usar a sua fundação de ajuda a crianças com leucemia para esconder a transferência de parte do dinheiro.

Galloway é membro do partido socialista de esquerda Respect fundado em 25 de janeiro de 2004, e que foi contrário à Guerra do Iraque.

O outro acusado é Charles Pasqua, atualmente membro do Senado da França, e que foi Ministro do Interior no passado. O seu nome foi citado em vários escândalos de corrupção dentro da França, embora ele não tenha sido condenado.

O Galloway e Pasqua negaram qualquer envolvimento ilegal no programa de Petróleo-por-comida.

Ver também

Fontes

Nota: Atualizado em 20 de junho de 2005 por Carlosar. Acrescentada a categoria "Crise na ONU".. Para maiores informações veja o histórico.