Sem nenhum voto contra, é aprovada resolução da ONU contra o embargo de Cuba

Fonte: Wikinotícias

26 de outubro de 2016

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

26 de outubro de 2016 A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou uma resolução quarta-feira para pedir o fim a embargo dos Estados Unidos (EUA) contra Cuba , em uma votação histórica em que o Estados Unidos declinou para o primeiro tempo e também Israel . Esta foi a vigésima - quinta vez que a Assembléia Geral aprovou a resolução apresentada por Cuba, desta vez com o voto de 191 dos 193 países que compõem -lo . Embora a resolução é aprovado anualmente, desta vez ele foi a primeira vez sem votos contra.

"Os EUA sempre votou contra esta resolução. Hoje o Estados Unidos vai abster-se ", ele havia anunciado pouco antes o embaixador dos EUA na ONU, Samantha Powers popping o gabinete em um longo aplauso. Durante décadas, a ONU condenou o embargo anualmente a Cuba , com o voto contrário de Washington.

Poder sublinhou que "a política dos EUA de isolar Cuba falhou (...) Em vez de isolar Cuba (...) nossa política isolou os Estados Unidos, mesmo aqui na ONU." Esta abstenção americano "não significa que os Estados Unidos concordam com todas as políticas e todas as práticas do governo cubano", disse Poder. "Estamos muito preocupados com as graves violações dos direitos humanos que o governo cubano continua a cometer contra seu próprio povo com impunidade", disse ele.

A Assembleia Geral da ONU pronuncia-se todos os anos desde 1992, sobre uma resolução que condena o bloqueio económico da ilha, e até agora, o Estados Unidos sempre votou contra o texto, algumas vezes apoiado por Israel. Washington abstenção desta vez é a linha com chamadas do presidente Barack Obama para a maioria -de Congresso dos Estados Unidos opositora- para levantar o embargo, como parte da normalização das relações bilaterais .

Estados Unidos votou contra os anteriores 24 votos da iniciativa de Cuba na ONU. No ano passado, eles tinham também votou para 191 países, mas os Estados Unidos e Israel votaram contra e nenhuma abstenção. Em 1992 veio o primeiro escrutínio e 59 países votaram a favor de Cuba e três foram contra. Nessa votação houve 71 abstenções e 45 ausências.

O embargo comercial, econômico e financeiro contra Cuba é imposta pelos EUA desde outubro de 1960 e foi endurecido em 1996 com a Lei Helms-Burton . Estados Unidos restaurou as relações diplomáticas com Cuba em julho do ano passado, Obama fez uma visita histórica à ilha em março e se reuniu com o presidente cubano, Raul Castro . Mas a decisão final de uma restauração completa dos laços financeiros e comerciais com Cuba precisa de aprovação pelo o Congresso dos EUA maioria de oposição .