Ir para o conteúdo

Sem citar negociações, premiê do Paquistão conversa com presidente do Irã

De Wikinotícias

20 de abril de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nesse domingo (19), de acordo com uma declaração do Paquistão, o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, teve uma conversa telefônica "calorosa e cordial" com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.

Islamabad continua "totalmente comprometida com seus esforços honestos e sinceros para promover a paz e a segurança regional", afirmou Sharif ao presidente iraniano.

Apesar de Sharif ter agradecido a Pezeshkian por enviar uma "delegação de alto nível" a Islamabad para diálogos com os Estados Unidos na semana anterior, o resumo da ligação de 45 minutos não forneceu nenhuma pista sobre quando a próxima série de negociações poderá acontecer.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que uma delegação americana está se dirigindo ao Paquistão para dialogar com o Irã. No entanto, o Irã não confirmou oficialmente a realização das negociações.

No Golfo de Omã, as forças dos Estados Unidos dispararam e apreenderam um navio de bandeira iraniana que tentava contornar um bloqueio marítimo americano, conforme afirmaram o presidente Donald Trump e o Pentágono no dia 19 de abril, enquanto o comando militar iraniano ameaçava represálias.

Ao mesmo tempo, continuava a dúvida sobre uma possível segunda rodada de negociações presenciais entre as delegações dos Estados Unidos e Irã em Islamabad, com intermediação do Paquistão. Isso ocorreu após a mídia estatal iraniana declarar que Teerã não enviaria sua equipe para a reunião marcada para 20 de abril.

Tudo isso acontece enquanto o prazo final do cessar-fogo de 10 dias, acordado entre Washington e Teerã, se aproxima, e enquanto Trump ameaça novos ataques a "todas" as usinas e pontes do Irã.

A agência de notícias oficial iraniana IRNA noticiou que Teerã descartou uma nova série de negociações de paz, poucas horas após Trump declarar que seus representantes chegariam a Islamabad no dia 20 de abril para negociações intermediadas pelo Paquistão.

"O Irã declarou que sua ausência na segunda rodada de negociações decorre do que chamou de exigências excessivas de Washington, expectativas irrealistas, mudanças constantes de posição, contradições repetidas e o bloqueio naval em curso, que considera uma violação do cessar-fogo", informou a IRNA.

Fontes