Secretários de Estado e Defesa dos EUA visitam Japão e Coreia do Sul com foco na China

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, chegou ao Japão na segunda-feira, e o secretário de Estado, Antony Blinken, mais tarde se juntou a ele em Tóquio para reuniões para reafirmar o compromisso dos EUA com a região e a aliança entre os dois países.

A preocupação comum com a crescente influência da China no Indo-Pacífico será o tema central nas primeiras negociações entre o chefe da defesa e o secretário de Estado dos EUA com seus homólogos japoneses.

"A viagem do secretário de Defesa Lloyd J. Austin à região do Indo-Pacífico tem a ver com alianças e parcerias", disse o comunicado, referindo-se a declarações feitas a jornalistas que viajam com ele.

A viagem é vista como parte da estratégia de manter "a rede de alianças e associações dos Estados Unidos", classificada como "uma vantagem assimétrica".

Austin e Blinken também visitarão a Coreia do Sul.

"Como um país, temos mais alianças do que qualquer outro país do mundo", disse Austin enquanto o avião em que viajava se aproximava do Havaí. “Eles nos dão muito mais capacidade, então uma das grandes coisas que o secretário de Estado e eu queremos fazer é começar a fortalecer essas alianças”, dizia o texto.

Os dois secretários planejam manter conversas diplomáticas e de segurança com seus homólogos japoneses, o ministro das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, e o ministro da Defesa, Nobuo Kishi.

A viagem busca enfatizar a intenção de Washington de retomar sua presença na região da Ásia-Pacífico. O presidente dos EUA, Joe Biden, realizou na sexta-feira uma primeira cúpula virtual de líderes da Austrália, Japão, Índia e Estados Unidos, um grupo conhecido familiarmente como “Quad”, e reiterou seu compromisso com a região.

Fontes