Secretário de Saúde Indígena afirma que não pode se responsabilizar por indígenas urbanos

Fonte: Wikinotícias

15 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, explicou a parlamentares, nesta sexta-feira (14), que não é tarefa da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde vacinar, contra a Covid-19, indígenas em áreas urbanas. Ele disse que a responsabilidade do órgão, conforme as normas vigentes, limita-se às terras indígenas, cabendo a estados e municípios a atuação em territórios urbanos.

Silva falou em resposta a deputados e participantes de uma videoconferência que cobraram do governo federal a priorização de indígenas que vivem em cidades na vacinação contra a Covid-19. A audiência, promovida pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados, discutiu política indígena e as consequências da pandemia entre os povos indígenas.

“O governo federal fez a sua parte. Municípios estão sendo remunerados para atender os índios urbanos”, afirmou o secretário. Ele acrescentou que não tem como tirar sua equipe de dentro do território indígena para dentro da cidade. “A gente entende que é uma questão humanitária, mas nós sozinhos não vamos dar conta disso. Não vamos dar conta de vacinar indígena dentro da cidade de Manaus, se as comunidades são mistas. Hoje não temos como saber se uma pessoa fora das aldeias é indígena ou não”, disse.

Atualmente, são prioridade no plano nacional de vacinação os povos indígenas vivendo em terras indígenas. No entanto, na avaliação do deputado Airton Faleiro (PT-PA), um dos que sugeriram o debate, é necessário incluir os indígenas que moram em áreas urbanas. “As populações indígenas, por morarem na cidade, não deixam de ser indígenas e não deixam de ser mais vulneráveis”, argumentou.

Também para a coordenadora da 6ª Câmara do Ministério Público Federal, que trata de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Eliana Peres Torelly de Carvalho, não faz diferença um indígena estar ou não na aldeia.

“Veja a própria situação de trânsito dos indígenas que estão nas cidades e muitas vezes retornam a suas aldeias. Nesse movimento, não raro há contaminação. Essas pessoas estão nas cidades por uma série de motivos. Muitas vezes é algo transitório, para resolver uma questão previdenciária, uma consulta ou para estudos. Mas muitas vezes aquele indígena já está lá por algum motivo que vai gerar uma permanência mais longa, mas isso não retira dele a condição de indígena”, disse a coordenadora.

A mesma cobrança – de vacinação prioritária de indígenas em cidades – já havia sido feita por participantes de outra audiência realizada pela Câmara em 19 de abril.

O secretário de Saúde Indígena sugeriu que, da próxima vez, participem da reunião representantes dos secretários municipais e estaduais de saúde, a fim de também falarem sobre suas responsabilidades no assunto.

Fontes