Secretário-geral da ONU, António Guterres, faz primeira visita à Nigéria

Fonte: Wikinotícias

3 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, visitou por dois dias a Nigéria, no nordeste do estado de Borno, onde o país vem lutando contra militantes islâmicos.

O centro de informações das Nações Unidas na Nigéria disse que o secretário-geral deve se reunir com o governador do estado de Borno, Babagana Zulum em Maiduguri, capital do estado, antes de embarcar em uma missão de campo onde se encontrará com famílias afetadas pelo conflito do Boko Haram que devasta a região por mais de doze anos.

O centro disse que também avaliará o impacto das mudanças climáticas nas comunidades vulneráveis e avaliará o progresso alcançado, bem como os desafios para a recuperação do COVID-19.

Guterres seguirá então para a capital da Nigéria para se encontrar com o presidente Muhammadu Buhari e o vice-presidente Yemi Osibanjo e outros altos funcionários do gabinete.

Em Abuja, Guterres deverá oficiar uma cerimônia de colocação de coroas de flores para as vítimas do atentado de 2011 na sede da ONU e, em seguida, se reunirá com jovens, mulheres, líderes religiosos e comunidades diplomáticas e jornalistas.

É a primeira visita do secretário-geral da ONU à Nigéria desde sua nomeação. A visita faz parte de suas visitas anuais de solidariedade do Ramadã às nações.

Mas este ano, Guterres está se concentrando nos países afetados pelo terrorismo. Antes de chegar à Nigéria, Guterres já visitou Senegal e Níger.

Fontes