Secretário-Geral da AIEA relata dificuldade para estabelecer zona segura na usina nuclear de Zaporizhia

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, disse que as negociações sobre o estabelecimento de uma zona segura ao redor da usina nuclear de Zaporizhia, na Ucrânia, têm sido difíceis.

O secretário-geral Grossi revelou isso em entrevista à uma emissora pública italiana ontem (11), dizendo: "Não acho impossível, mas não é uma negociação fácil".

Em particular, como não apenas diplomatas, mas também soldados intervieram nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, que dominavam as usinas nucleares, as negociações “se tornariam mais longas e difíceis”, disse ele.

Grossi disse que planeja visitar a Ucrânia na próxima semana para reuniões com o presidente Volodymyr Zelensky e altos funcionários, e espera visitar Moscou também.

Em resposta, a agência de notícias russa Interfax, citando o porta-voz do Krelim, Peskov, informou que o presidente Vladimir Putin não tinha planos de se encontrar com o secretário-geral Grossi.

Grossi continuou a levantar preocupações de segurança na usina nuclear de Zaporizhia e pediu à Rússia e à Ucrânia que parem os bombardeios e outras ações militares em torno da usina nuclear.

Fontes