Seca severa leva a crise de água e saneamento na Somália

Fonte: Wikinotícias

21 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo federal da Somália declarou estado de emergência devido a uma severa seca que está devastando o país. A seca contribuiu para uma crise hídrica sem precedentes que levou à escassez de água potável, saneamento precário e um surto de doenças.

Como resultado da seca na região de Middle Juba, na Somália, Fadumo Muse, mãe de sete filhos, teve que deixar sua casa e procurar abrigo em um acampamento nos arredores de Mogadíscio.

O acampamento não foi o refúgio que ela esperava. Poucos dias após a chegada da família, alguns de seus filhos adoeceram.

Ela disse que sua família enfrenta o mesmo problema que enfrentou antes de se mudar: grave escassez de água. Agora seus filhos estão com diarreia e não receberam nenhum medicamento ou ajuda.

Muse é uma das centenas de milhares de somalis que fugiram de suas casas devido à seca prolongada que atingiu especialmente o centro e o sul da Somália.

A seca levou a uma escassez de água potável, um problema de saneamento eficaz e um aumento de doenças transmitidas pela água, como diarreia, cólera e febre tifoide.

Abdirizaq Yusuf, diretor do hospital Martino de Mogadíscio, disse que suas instalações estão sobrecarregadas com casos de doenças transmitidas pela água.

Ele disse que as crianças são frequentemente infectadas com diarreia aquosa aguda, que pode causar morte em massa e catástrofe social.

Mohammed Hussein Abdi, chefe do Green Watch Trust, uma organização dedicada à proteção ambiental, disse que os surtos só podem ser controlados com uma melhor coordenação entre as autoridades locais e nacionais.

Ele disse que um sistema de drenagem deficiente na capital agrava os problemas, pois a água contaminada transborda pelos bairros durante a estação chuvosa. Isso geralmente leva a surtos de doenças, pois as crianças brincam livremente nas piscinas de água estagnada, disse ele.

A estação chuvosa deve chegar no próximo mês e esperamos trazer alívio para toda a Somália. Os meteorologistas dizem que a precipitação é mais provável que seja média a abaixo da média.

Fontes