Sali Berisha é acusado por corrupção e é proibido de entrar nos EUA

Fonte: Wikinotícias

21 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sanção dos EUA contra o ex-primeiro-ministro albanês envia mensagem, mas levanta dúvidas

A punição do ex-líder da Albânia por "corrupção significativa" está sendo lançada como parte de uma iniciativa do novo governo dos EUA para combater a corrupção e promover a democracia em todo o mundo. Mas alguns analistas questionam a sensatez de punir um político estrangeiro por ações que não afetam diretamente os Estados Unidos.

Ao anunciar as sanções contra Sali Berisha e membros de sua família nesta semana, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que Berisha "estava envolvido em atos de corrupção" durante seu mandato como primeiro-ministro da Albânia, incluindo "apropriação indébita de fundos públicos e interferência em processos públicos."

Blinken acrescentou que Berisha usou o poder "para seu próprio benefício e para enriquecer seus aliados políticos e seus familiares às custas da confiança do público albanês em suas instituições governamentais e funcionários públicos".

Sob as sanções, Berisha, sua esposa, Liri Berisha, seu filho, Shkëlzen Berisha, e sua filha, Argita Berisha Malltezi, estão proibidos de viajar para os Estados Unidos.

Berisha, que renunciou ao cargo de líder de seu partido conservador, mas permaneceu no Parlamento após ser derrotado como primeiro-ministro em 2013, rejeitou as acusações durante uma entrevista coletiva na quinta-feira. "Não há ninguém na Albânia ou no mundo que possa dizer que estou implicado em qualquer caso de corrupção", disse ele.

Fontes