Síria: Exército a lutar em Deir Ezzor

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa das forças em presente na Deir ez-Zor.

16 de janeiro de 2017

O grupo Estado Islâmico (EI) já repassou à ofensiva desde 14 de janeiro de 2017 em Deir ez-Zor, grande cidade no leste do deserto sírio. O Exército sírio e milícias aliadas estão cercados por dois anos nesta área, ainda detém o Aeroporto Internacional e cerca de 40% das áreas na cidade. O exército leva todo esse tempo como os fornecimentos de água por ar, com o apoio aéreo dos exércitos sírios e russos. Cerca de 200.000 pessoas ainda habitam nas áreas mantidas pelo governo.

Durante três dias, EI mobilizou grandes forças para tentar finalmente assumir avanço na cidade. As agressões repetidas e contra os ataques do exército sírio fez causar grandes perdas em ambos os lados, mas o grupo jihadista conseguiu assumir a liderança na captura de vários pontos estratégicos. Em 16 de Janeiro, o grupo ameaça a estrada que liga a cidade ao aeroporto, o último cerco de risco. Já há apenas um mês, o exército sírio foi expulso do Palmyra após uma ofensiva surpresa do EI. Este último, encurralado na maioria das frentes, no norte da Síria e do Iraque, em particular, está a tentar reforçar a sua presença no deserto sírio. O governo sírio, contudo, não fez estas áreas uma prioridade, concentrando suas forças a oeste contra grupos rebeldes nas áreas mais vitais.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati