Saltar para o conteúdo

Rubio instou Lavrov deter 'massacre' russo na Ucrânia

De Wikinotícias

24 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa quarta (24), durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores russo em Nova Iorque, um dia após Donald Trump alterar sua postura em relação ao conflito, Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, pediu à Rússia que encerrasse o "massacre" na Ucrânia.

A declaração ocorreu após o encontro das duas autoridades em Nova Iorque, durante a 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

"O Secretário reiterou o apelo do presidente (dos Estados Unidos) (Donald) Trump para que a matança cesse e a necessidade de Moscou tomar medidas significativas em direção a uma resolução duradoura para a guerra entre Rússia e Ucrânia", declarou a nota.

A reunião aconteceu depois das conversas de Trump com o presidente Volodymyr Zelensky, em que Trump se referiu à Rússia como um "tigre de papel" e garantiu que, com o apoio europeu, a Ucrânia poderia vencer e até recuperar territórios ocupados.

Isso aparenta indicar uma mudança drástica na política de seu governo e nos comentários anteriores de Trump a respeito das terras ucranianas ocupadas.

As declarações foram feitas apenas um mês após Trump ter recebido o presidente russo, Vladimir Putin, para uma cúpula de alto nível no Alasca no dia 15 de agosto. Durante o encontro, Trump se comprometeu a mediar um acordo de paz entre Kiev e Moscou com base na situação atual na linha de frente.