Roxana Baldetti renuncia à vice-presidência da Guatemala por escândalo de corrupção

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

8 de maio de 2015

GuatemalaRoxana Baldetti, que ocupava a vice-presidência da Guatemala desde 14 de janeiro de 2012, renunciou por causa de escândalo de corrupção que apontam contra a mesma.

Esta semana, o Congresso guatemalteco, a Corte Suprema de Justiça e do Corte Constitucional aprovaram o início de um processo legal para remover a imunidade de seu cargo e poder julgar-la por acusações de enriquecimento ilícito e cumplicidade na fuga de Juan Carlos Monzón.

O Ministério Público guatemalteco e a Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (CICIG) acusam Juan Carlos Monzón de liderar um bando dedicado a espoliar os recursos públicos diretamente nas aduanas. Esses fatos detectados foram descobertos quando Monzón já se desempenhava como secretário particular de Baldetti.

No momento, este caso de corrupção, já foram presas 27 pessoas, enquanto que outros dois estão com ordem de busca e captura, entre eles Monzón. O advogado de Baldetti apresentou na última quinta-feira um recurso de amparo provisória, que foi rejeitada por unanimidade pela Corte Constitucionalidade.

O presidente Otto Perez Molina anunciou oficialmente a renúncia voluntária de Baldetti.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati