Roraimense Samir Xaud é eleito presidente da CBF
26 de maio de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Samir de Araújo Xaud, que assumiria como presidente da Federação Roraimense de Futebol em 2027, foi escolhido ontem o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em eleição de chapa única. Ele ficará no cargo até 2029 e conquistou 103 pontos de 141 possíveis.
Votaram ontem 25 das 27 federações estaduais e 10 dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Xaud é médico com especialização em infectologia e medicina esportiva e tem um curso de Gestão do Futebol pela Federação Paulista de Futebol e um CBF Masters pela CBF Academy. Também é dono de uma academia e é faixa-preta de Jiu-Jitsu, além de já ter tentado ser goleiro e deputado federal.
Polêmicas
A Federação Paulista de Futebol não compareceu e diversos clubes importantes da Série A também boicotaram a votação, entre eles Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e São Paulo.
Segundo o portal InfoMoney, ele tem um "histórico recheado de suspeitas de corrupção, processos judiciais e relações controversas no setor público e privado". O portal do jornal O Globo também destacou os escândalos que envolvem Xaud. Ele "conta com um histórico recheado de suspeitas de corrupção, processos judiciais e relações controversas no setor público e privado suas e de seus familiares", apontou o portal.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]Fontes
[editar | editar código-fonte]- Candidato único, Samir Xaud é eleito presidente da CBF — Agência Brasil, 25 de maio de 2025
- Conheça Samir Xaud, novo presidente da CBF — CNN Brasil, 25 de maio de 2025
- De ex-goleiro a deputado suplente: quem é Samir Xaud, o novo presidente da CBF — InfoMoney, 25 de maio de 2025
- Escândalos familiares; improbidade administrativa e grilagem: veja as polêmicas e processos que envolvem Samir Xaud — O Globo, 25 de maio de 2025