Resgate do Costa Concordia pode durar entre sete a dez meses, diz chefe da Defesa Civil na Itália
30 de janeiro de 2012
O chefe da Defesa Civil italiana, Franco Gabrielli, disse ontem que serão necessários entre sete e dez meses para poder tirar o navio de cruzeiro Costa Concordia e que serão necessários somente dois meses para decidir o que fazer com o navio: desmontá-lo em frente à ilha ou rebocá-lo para um lugar mais seguro, e mais alguns meses para fazer a estrutura desaparecer totalmente da zona marítima protegida, provavelmente até antes do final de 2012. O navio de cruzeiro Costa Concordia naufragado na noite do dia 13, da costa na ilha de Giglio, onde encalhou.
Sobre a movimentação do navio, mais evidente ontem, Franco Gabrielli declarou que é normal, sobretudo com o forte vento, mas que as autoridades não estão 'insensíveis" a esse fato e que continuam a monitorar o casco. Ele acrescentou que a prioridade até pouco tempo era "salvar vidas", mas que agora se trata de "evitar uma emergência ambiental".
Os técnicos calculam que ontem, em apenas seis horas, o casco se moveu 3,5 centímetros, enquanto que nos dias anteriores a movimentação era de apenas alguns milímetros por hora.
O mau tempo obrigou a suspender ontem as tarefas de busca das 15 pessoas ainda desaparecidas após o naufrágio. A cifra de mortes se elevou anteontem para 17, com a descoberta do corpo da peruana Erika Sorria Molina, de 26 anos, que trabalhava como camareira no cruzeiro.
Na sexta-feira (27), a empresa Costa Cruzeiros anunciou que os sobreviventes do Costa Concordia receberão cada um, indenização de 11 mil euros (cerca de R$ 25 mil reais) e mais 3.000 euros para cobrir despesas.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- "Navio de cruzeiro Costa Concordia naufraga na costa da Itália", Wikinotícias, 14 de janeiro de 2012.
- "Número de desaparecidos no naufrágio do cruzeiro na Itália cai para 17", Wikinotícias, 15 de janeiro de 2012.
- "Operações de resgate são suspensas após deslocamento e possibilidade de vazamento do Costa Concordia na Itália", Wikinotícias, 16 de janeiro de 2012.
- "Mais cinco corpos são resgatados de navio Costa Concordia que naufragou na Itália e chega a 11 mortos", Wikinotícias, 17 de janeiro de 2012.
- "Buscas a desaparecidos em naufrágio são interrompidas temporariamente", Wikinotícias, 18 de janeiro de 2012.
- "Buscas a 21 desaparecidos em acidente com navio são retomadas", Wikinotícias, 19 de janeiro de 2012.
- "Suspensos trabalhos na Costa Concordia novamente, devido ao mau tempo", Wikinotícias, 20 de janeiro de 2012.
- "Mergulhadores encontram mais um corpo no Costa Concordia na Itália", Wikinotícias, 21 de janeiro de 2012.
- "Já são 13 mortos e 19 desaparecidos no acidente com navio Costa Concordia na Itália", Wikinotícias, 22 de janeiro de 2012.
- "Chega a 13 o número de mortos na tragédia do Costa Concordia", Wikinotícias, 23 de janeiro de 2012.
- "Chega a 15 o número de mortos na tragédia do Costa Concordia", Wikinotícias, 24 de janeiro de 2012.
- "Autoridades italianas suspendem buscas por desaparecidos em acidente com navio", Wikinotícias, 25 de janeiro de 2012.
- "Presidente da Costa Cruzeiros diz que capitão do Concordia “enganou” empresa", Wikinotícias, 26 de janeiro de 2012.
- "Empresa vai pagar indenização a passageiros de navio que naufragou na Itália", Wikinotícias, 27 de janeiro de 2012.
- "Encontrado mais um corpo no interior do transatlântico que naufragou na Itália", Wikinotícias, 28 de janeiro de 2012.
- "Mau tempo e mar revolto interrompem buscas no Costa Concordia", Wikinotícias, 29 de janeiro de 2012.
Fontes
- Da EFE. Corpo da 17º vítima do Costa Concordia é de jovem peruana— Folha.com, 28 de janeiro de 2012, 18hs20min.
- Da EFE. Resgate do 'Concordia' deve durar entre sete e dez meses— Folha.com, 29 de janeiro de 2012, 15hs06min.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|