Republicanos pediram à Casa Branca que acelere a alocação de assistência militar às Forças Armadas da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Republicanos de alto escalão no Senado e na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos pediram nesta terça-feira ao secretário de Defesa Lloyd Austin e ao secretário de Estado Anthony Blinken que usem “rápida e decisivamente” fundos de emergência do Congresso para apoiar as Forças Armadas ucranianas no combate à invasão russa.

Na semana passada, o Congresso aprovou um projeto de lei de financiamento do governo federal que forneceria US$ 3 bilhões em assistência militar adicional à Ucrânia – cerca do dobro do valor solicitado pelo governo Joe Biden.

Em carta enviada ao presidente depois que ele assinou a lei hoje, o senador Jim Inhofe, que faz parte do Comitê de Serviços Armados do Senado, Jim Risch, do Comitê de Relações Exteriores do Senado, e Marco Rubio, vice-presidente do Comitê de Inteligência, e os legisladores Mike Rogers, Michael McCall e Michael Turner, recomendaram que novos fundos de emergência sejam direcionados para adquirir armas e equipamentos-chave que as Forças Armadas Ucranianas já usam com sucesso, como sistemas de defesa aérea Stinger, sistemas antitanque Javelin, lançadores de granadas, armas pequenas e segurança comunicações.

“Pedimos ao Departamento de Defesa e ao Departamento de Estado que exerçam a autoridade concedida pelo Congresso o mais rápido possível... para fornecer assistência letal e não letal à Ucrânia com base na eficácia militar calculada”, diz o apelo. “Isso garante que as forças militares e de segurança da Ucrânia permaneçam armadas e continuem a tentar repelir e interromper com sucesso a invasão ilegal, não provocada e sem precedentes da Rússia”.

“Dada a forma como o conflito está se desenvolvendo e à luz das informações recebidas desde o início da invasão russa, pedimos aos ministérios relevantes que usem fundos de emergência sem demora”, diz a carta.

Fontes