Repórteres sem Fronteiras divulga classificação mundial de liberdade de imprensa

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

21 de outubro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Brasil ocupa a 71.ª posição na classificação mundial de liberdade de imprensa, elaborada pela organização Repórteres sem Fronteiras. Em 2008, o país era 82.º da lista, que tem 175 posições. A edição de 2009, divulgada ontem (20) destaca o “efeito Obama”, que fez os Estados Unidos subirem da 40ª para a 20.ª posição e a situação do Irã, onde a cobertura da eleição de Mahmoud Ahmadinejad colocou os jornalistas sob censura do Estado.

A lista é elaborada a partir de questionários respondidos por jornalistas e especialistas em mídia e considerou as violações contra a liberdade de imprensa cometidas entre setembro de 2008 e agosto de 2009.

A Dinamarca, Finlândia e Irlanda são as primeiras colocadas no ranking. No entanto, de acordo com a Repórteres sem Fronteiras, os países europeus vem caindo na classificação ao longo dos anos. Portugal está em 30.º lugar, quando no ano passado, era o 16.º colocado.

Entre os países lusófonos, destaque para Cabo Verde, que ficou em 44.º lugar. Os outros países analisados foram Timor-Leste (em 72.º lugar), Moçambique (82.º lugar), Guiné-Bissau (92.º lugar) e Angola (119.ª colocação).

A organização alerta para os casos em que profissionais da imprensa são ameaçados fisicamente, mas aponta mudanças recentes nas legislações nacionais de imprensa como o principal risco para a liberdade de expressão.

De acordo com o levantamento, a China, Cuba e o Vietnam estão entre os dez países com menos liberdade de imprensa. O Irã aparece na quarta pior colocação, acima apenas do chamado “trio infernal”, composto pelo Turcomenistão, pela Coreia do Norte e Eritreia.

Fontes