Repórter indiano é preso sob acusação de espionagem

Fonte: Wikinotícias

18 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento Central de Investigações da Índia prendeu um repórter freelance por acusações de espionagem esta semana, dizendo que o jornalista coletou ilegalmente informações confidenciais sobre o exército indiano e as compartilhou com governos estrangeiros.

Na noite de terça-feira, o repórter Vivek Raghuvanshi foi preso por supostamente coletar informações confidenciais sobre o exército indiano e a Organização de Desenvolvimento de Pesquisa de Defesa, que lidera a pesquisa e desenvolvimento militar, de acordo com o The Indian Express.

O ajudante de Raghuvanshi, um ex-comandante da Marinha, também foi preso por acusações semelhantes.

Por mais de três décadas, Raghuvanshi noticiou a indústria de defesa da Índia para a mídia, incluindo o Sightline Media Group, com sede nos Estados Unidos. Raghuvanshi é o correspondente da Índia para Defense News.

O National Press Club, com sede em Washington, condenou a prisão de Raghuvanshi e pediu sua libertação.

Um porta-voz do Departamento disse ao The Indian Express que Raghuvanshi e Ashish Pathak “estavam de posse de documentos secretos classificados relacionados a estabelecimentos de defesa indianos”.

“Raghuvanshi estava supostamente coletando informações confidenciais relacionadas à aquisição de defesa da Índia de várias fontes e estava em contato com várias entidades/agentes/pessoas estrangeiras”, disse o porta-voz do CBI.

Pelo menos 10 jornalistas estão atualmente detidos na Índia, de acordo com o grupo de liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras, que classifica a Índia em 161º lugar entre 180 países em termos de liberdade de imprensa.

Fontes