Reino Unido promete enviar tanques Challenger 2 para a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

14 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro do Reino Unido prometeu enviar tanques Challenger 2 para a Ucrânia para ajudar o país a lutar contra a invasão da Rússia. Não ficou imediatamente claro quantos tanques serão enviados.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, tiveram uma conferência telefônica no sábado.

Após o telefonema, Zelenskyy postou no Twitter que agradeceu ao primeiro-ministro “pelas decisões que não apenas nos fortalecerão no campo de batalha, mas também enviarão o sinal certo para outros parceiros”.

O anúncio sobre os tanques foi feito algumas horas depois que a capital da Ucrânia foi atingida por uma série de explosões no sábado. Autoridades disseram que a infraestrutura crítica foi atacada em Kiev, mas não revelaram o que foi danificado. Explosões foram ouvidas no distrito de Dniprovskyi da cidade, e fragmentos de um míssil teriam caído em uma área não residencial no distrito de Holosiivskyi.

Também no sábado, o Ministério da Defesa britânico publicou uma análise de uma implantação na quarta-feira de pelo menos 10 navios da Frota do Mar Negro da Rússia, ou BSF: “Dado o tipo e o número de embarcações que saem ao mar ao mesmo tempo, a atividade provavelmente é uma dispersão da frota em resposta a uma ameaça específica a Novorossiysk que a Rússia acredita ter identificado”.

“É improvável que a implantação signifique a preparação de ataques incomuns de mísseis de cruzeiro lançados do mar”, disse.

Fontes