Reino Unido envia mísseis de longo alcance para Kiev

Fonte: Wikinotícias

11 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Reino Unido está enviando à Ucrânia mísseis de cruzeiro de longo alcance, disse o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, na quinta-feira.

A implantação dos mísseis Storm Shadow, com alcance de 250 quilômetros, é o primeiro carregamento conhecido do tipo de armamento que Kiev há muito procura de seus aliados ocidentais.

Wallace disse aos legisladores na Câmara dos Comuns que os mísseis "estão entrando ou estão no próprio país", mas não disse quantos.

Ucrânia adia a contra-ofensiva

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que ainda não é hora de suas forças lançarem uma contra-ofensiva. “Ainda precisamos de um pouco mais de tempo”, disse Zelenskyy em entrevista à mídia britânica divulgada na quinta-feira.

Os preparativos incluem treinamento de forças ucranianas por parceiros ocidentais, bem como remessas de munição, tanques e sistemas de defesa aérea para aumentar as capacidades do lado ucraniano.

"Com [o que temos] podemos seguir em frente e ter sucesso", disse Zelenskyy. "Mas perderíamos muita gente. Acho isso inaceitável."

No final da quarta-feira, o almirante Bob Bauer, que preside o Comitê Militar da OTAN, disse a repórteres que a Ucrânia será capaz de lutar com armas melhores, embora tenha menos soldados disponíveis do que a Rússia.

"Os russos terão que se concentrar na quantidade", disse ele. "Maior número de recrutas e pessoas mobilizadas. Não bem treinados. Material mais antigo, mas grande número, e não tão preciso, não tão bom quanto os mais novos."

Fontes