Reino Unido e ONU acompanham migrantes venezuelanos no norte do Brasil

Fonte: Wikinotícias

24 de maio de 2019

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, iniciou uma visita de dois dias ao estado de Roraima a partir da última segunda-feira (20), avaliando a recepção e apoio aos refugiados e imigrantes venezuelanos. A tarefa inclui a realização de uma reunião com o governador Antonio Denarium.

A visita foi organizada pela Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e a Organização Internacional de Migração (OIM). Os locais a visitar incluem instalações de recepção, abrigos para refugiados e imigrantes e associações da sociedade civil. O Exército brasileiro mostrará à delegação a "Operação Acolhida" e seus resultados até o momento.

“Só uma solução em conjunto pode ajudar a avançar nessa situação. O governo brasileiro, as agências do sistema ONU e as organizações da sociedade civil estão muito engajadas em trazer melhorias nessa situação tão sensível, e o governo britânico está pronto para apoiar”, disse o embaixador.

Segundo Jaime Nadal, representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, “o Fundo de População da ONU é o órgão responsável por prevenir e oferecer respostas para a violência sexual e a violência de gênero e garantir o acesso a serviços em saúde sexual e reprodutiva, especialmente saúde materna e planejamento reprodutivo”.

Fontes