Saltar para o conteúdo

Reino Unido detém oito homens, incluindo sete iranianos, por suspeita de conspiração terrorista

Fonte: Wikinotícias

4 de maio de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Oito homens, incluindo sete cidadãos iranianos, foram presos pela polícia em duas operações antiterrorismo distintas na Inglaterra.

Cinco dos suspeitos foram detidos em operações no sábado, como parte de um suposto plano para atingir "um local específico", informou a Polícia Metropolitana.

A força policial não revelou o local, mas anunciou que ele havia sido identificado com a orientação e o apoio de agentes antiterrorismo.

A ministra do Interior, Yvette Cooper, afirmou que as prisões foram motivadas por "eventos graves que demonstram a necessidade contínua de adaptar nossa resposta às ameaças à segurança nacional".

A Scotland Yard informou que os cinco homens, incluindo quatro iranianos, estavam sendo interrogados sob a seção 5 da Lei do Terrorismo, sob suspeita de planejar um ataque.

Três dos presos foram mantidos na região de Manchester, outro preso no oeste de Londres e um quinto em Swindon.

O comandante Dominic Murphy, chefe do comando antiterrorismo da Polícia Metropolitana, afirmou: “Esta é uma investigação rápida e estamos trabalhando em estreita colaboração com as pessoas no local afetado para mantê-las atualizadas.

“A investigação ainda está em estágio inicial e estamos explorando várias linhas de investigação para estabelecer qualquer possível motivação, bem como para identificar se pode haver algum risco adicional para o público relacionado a este assunto.”

“Entendemos que o público pode estar preocupado e, como sempre, peço que permaneçam vigilantes e, se virem ou ouvirem algo que os preocupe, que entrem em contato conosco”, continuou.

Murphy acrescentou: “Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais nas áreas onde efetuamos prisões hoje e gostaria de agradecer aos colegas policiais de todo o país pelo apoio contínuo.”

Três outros iranianos foram detidos em uma operação antiterrorismo separada em Londres no sábado.

A Polícia Metropolitana informou que dois dos homens, de 39 e 44 anos, foram presos em endereços diferentes no noroeste de Londres e um homem, de 55 anos, foi preso em um endereço no oeste de Londres.

Acrescentou: “Esta investigação não está relacionada à prisão de cinco pessoas ontem como parte de uma operação antiterrorismo separada da Polícia Metropolitana. As investigações continuam em andamento.”

Cooper elogiou a polícia e as forças de segurança britânicas, afirmando: “Quero agradecer à polícia e aos nossos serviços de segurança pelas medidas que tomaram para manter o nosso país seguro.

“Proteger a segurança nacional é o primeiro dever do governo e a nossa polícia e serviços de segurança têm o nosso forte apoio no seu trabalho vital.”

“Estes são eventos graves que demonstram a necessidade contínua de adaptar a nossa resposta às ameaças à segurança nacional”, continuou Cooper, acrescentando: “O governo continua a trabalhar com a polícia e as agências de inteligência para apoiar todas as ações e avaliações de segurança necessárias para manter o país seguro.”