Rei da Jordânia pressiona Israel e palestinos para reprimir a violência

Fonte: Wikinotícias

31 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O rei Abdullah da Jordânia está pressionando líderes palestinos e israelenses em uma tentativa de evitar uma repetição da violência do Ramadã do ano passado entre Israel e Gaza. O monarca se encontra com o presidente de Israel, Isaac Herzog, na quarta-feira, a primeira visita oficial de um chefe de Estado israelense à Jordânia. Isso ocorre no momento em que Israel lida com uma nova onda de violência mortal, incluindo um ataque em um subúrbio de Tel Aviv na terça-feira que deixou pelo menos cinco mortos.

Israel já está em alerta máximo após uma série de ataques mortais na semana passada e há preocupação com um surto de violência nos territórios palestinos.

O analista jordaniano Amer Sabaileh diz que o rei Abdullah está preocupado com a segurança e a estabilidade nos territórios, particularmente na Cisjordânia, onde as tensões estão aumentando à medida que o Ramadã se aproxima neste fim de semana.

Sabaileh é membro não residente do Stinson Center, com sede em Washington.

“O principal desafio hoje para a Jordânia é evitar qualquer turbulência ou tipo de desestabilização na Cisjordânia, porque a maioria dos relatórios fala sobre uma escalada de violência. Uma das grandes questões para a Jordânia é conter a situação na Cisjordânia, para evitar qualquer tipo de caos nesta fase. Requer diplomacia flexível com todos. Chega em um momento em que a Jordânia começou a ter um relacionamento aberto com os israelenses, a se comunicar abertamente com as autoridades israelenses. Isso significa para a Jordânia uma nova oportunidade também de influenciar o cenário interno nos territórios palestinos”, disse Sabaileh.

Abril é um período sensível. A conjunção dos feriados religiosos no ano passado provocou tensões em Jerusalém, uma guerra de 11 dias entre Israel e Gaza e violência étnica árabe-israelense.

Os temores de segurança em Israel estão aumentando após três ataques mortais nos quais pelo menos 11 pessoas foram mortas em uma semana. Dois ataques foram realizados por árabes israelenses inspirados pelo Estado Islâmico e o outro por um atirador palestino. Crescem as preocupações de mais ataques ou um surto de violência intercomunitária.

O primeiro-ministro israelense Naftali Bennett disse que o país está "enfrentando uma onda de terrorismo".

Grupos militantes palestinos Hamas e Jihad Islâmica recentemente pediram intensificação dos ataques na Cisjordânia e em Jerusalém. Autoridades palestinas alertaram repetidamente que a Cisjordânia estava prestes a “explodir”.

“Vimos uma tensão significativa em Jerusalém, que não diminuiu desde a última linha de conflito”, disse o analista do International Crisis Group, Tahani Mustafa, ao jornal Saudi Arab News. “Faz sentido para a Jordânia tentar intervir de alguma forma para acalmar as tensões”, disse ele.

O rei Abdullah e o ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, concordaram com a necessidade de preservar a liberdade de culto em Jerusalém e na Cisjordânia e a importância da coordenação de segurança durante os festivais religiosos. A Jordânia é a guardiã dos locais sagrados muçulmanos e cristãos de Jerusalém sob um tratado de paz de 1994 com Israel.

O rei e o presidente israelense, Isaac Herzog, dizem que estão abordando as questões enquanto buscam aprofundar os laços e manter a segurança regional.

Fontes