Saltar para o conteúdo

Região central do RS tem 3ª pior enchente da história 1 ano após as enchentes de 2024

Fonte: Wikinotícias

21 de junho de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As chuvas, que não dão trégua ao Rio Grande do Sul, voltaram a provocar enchentes em diversas regiões, pouco mais de um ano após as enchentes históricas de maio de 2024, que mataram mais de 200 pessoas. O rio Jacuí, por exemplo, teve sua terceira pior cheia, causando a terceira pior enchente na região central do estado, em cidades como Cachoeira do Sul - onde chegou a 26,47 metros, superando a cheia de 1941, quando alcançou 26,53m, e a de 2024. "Cachoeira do Sul vive uma das maiores enchentes da sua história recente", reportou a Metsul.

Outros rios que provocaram enchentes são o rio Uruguai, que transbordou em Uruguaiana e Itaqui, o rio Caí, que alagou as áreas ribeirinhas de São Sebastião do Caí, e o rio Taquari, que transbordou em Lajeado. Além disso, o rio Pardo alagou áreas ribeirinhas das cidades de Rio Pardo, Charqueadas, São Jerônimo, Triunfo e Eldorado do Sul, esta na Região Metropolitana de Porto Alegre, que monitora o rio Guaíba.

O número de municípios com registros de danos é de 127 até este domingo e o de pessoas fora de suas é de cerca de 6.900, com quase 2.000 destas vivendo temporariamente em abrigos.

Mortes

Quatro pessoas já morreram nas enchentes, todas em veículos que se acidentaram em rios: uma mulher em Candelária (o marido continua desaparecido), um jovem de 21 anos na divisa entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, e um homem em Aratiba.

Um homem também morreu em Sapucaia do Sul quando uma árvore caiu sobre o veículo com o qual ele transitava.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]