Referendo sobre a autonomia de Santa Cruz de la Sierra acontece hoje na Bolívia

Fonte: Wikinotícias

Bolívia • 3 de maio de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ocorre hoje no Departamento (equivalente no Brasil ao Estado) de Santa Cruz de la Sierra, o referendo sobre a autonômia do departamento ao restante da Bolívia.

Os partidários à autonomia, tem apoio de 70% dos eleitores, segundo pesquisas de opinião, fizeram várias manifestações nos últimos dias na cidade que tem o mesmo nome do departamento a favor do Si (Sim, em espanhol).

Já os partidários do presidente boliviano Evo Morales prometem vários protestos em todo o país a favor do No (Não, em espanhol). Os pró-Morales chegaram a ameaçar sabotar as eleições, apesar dos pedidos de calma do governo boliviano, que por final, defende o não.

Há também o mesmo referendo em que define sobre a autonomia dos departamentos no restante do país. Cerca de 70% da população boliviana é indígena, no oeste, centro e sul (geralmente apóiam o sim). O restante (30%) é brancos e mestiços (incluindo estrangeiros, como brasileiros) no norte e leste (apoiadores do não), a região tem aspectos muito parecido com os estados brasileiros que fazem fronteira com a Bolívia.

Defensores do sim já defendem abertamente a separação do restante do país, o que o governo boliviano teme possível surgimento do novo país e quer manter integridade nacional.

Fonte