Saltar para o conteúdo

Rússia entrega termos de cessar-fogo à Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

2 de junho de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa segunda (2), a Rússia enviou à Ucrânia um memorando detalhado com sua proposta de cessar-fogo no conflito entre os dois países, especificando os termos de Moscou para um cessar-fogo completo.

Vladimir Medinsky, assessor do Kremlin, informou a repórteres que o documento possui duas seções: a primeira aborda como alcançar uma paz duradoura, enquanto a segunda discute as medidas necessárias para viabilizar um cessar-fogo completo, conforme noticiado pela agência de notícias russa Interfax.

Medinsky declarou que os ucranianos levaram o documento para avaliação e que enviarão sua resposta dentro de uma semana. Ele também afirmou que a Rússia propôs um cessar-fogo de dois a três dias em algumas regiões do conflito.

A primeira proposta condiciona a retirada total das forças ucranianas em quatro regiões do país, que a Rússia considera como seu território. A agências de notícias russa RIA afirmou que a segunda opção seria um acordo baseado em um "pacote" com diversas condições. A Ucrânia afirmou que irá analisar o documento recebido, porém esse processo pode levar até uma semana.

"Não houve nenhuma comunicação deles [russos] sobre o documento até hoje. Somente durante a discussão de hoje, os russos entregaram o documento à nossa delegação", esclareceu Rustem Umerov, principal negociador da Ucrânia no encontro.

"Nossas equipes levarão uma semana para analisar os documentos e, então, poderemos coordenar as próximas etapas", acrescentou. Umerov também enfatizou que a Rússia persiste em recusar um cessar-fogo incondicional.

As negociações de paz entre Rússia e Ucrânia em Istambul começaram quase duas horas depois do horário previsto, sem qualquer justificativa para o atraso. De acordo com autoridades turcas, o encontro durou apenas uma hora.