Saltar para o conteúdo

Rússia e Coreia do Norte iniciam construção de ponte entre os dois países

Fonte: Wikinotícias

30 de abril de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa quarta (30), a construção de uma ponte rodoviária entre a Rússia e a Coreia do Norte começou atravessando o rio Tumen, como parte de um esforço para consolidar sua aliança estratégica, segundo o primeiro-ministro russo.

A ponte está sendo erguida próximo à atual "Ponte da Amizade", um marco ferroviário inaugurado em 1959, após a Guerra da Coreia. Durante uma cerimônia para marcar o começo da construção da nova ponte, o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, declarou que este é um marco importante nas relações entre Rússia e Coreia do Norte, segundo a agência de notícias estatal TASS.

"O significado desta ponte ultrapassa a questão da engenharia. Simboliza o desejo comum de reforçar a amizade e a boa vizinhança na região", declarou Mishustin, conforme citado pela agência espanhola Europa Press.

Durante a visita do Presidente russo, Vladimir Putin, à Coreia do Norte em 2024, a decisão de construir a nova ponte foi tomada. A ponte possibilitará expandir a malha rodoviária russa.

Durante uma videochamada com seu equivalente norte-coreano, Pak Thae-song, que marcou o começo do projeto, Mishustin declarou que a colaboração entre a Rússia e a Coreia do Norte está se intensificando ano após ano.

No mês de junho de 2024, Putin e Kim Jong-un firmaram um acordo de cooperação estratégica que incluía uma cláusula de defesa recíproca em caso de agressão de qualquer uma das partes.

Na segunda-feira, Putin expressou sua gratidão à Coreia do Norte e a Kim pelo auxílio na luta contra as forças ucranianas na região russa de Kursk, cuja libertação Moscou declarou no último fim de semana.